Mundo Loco!

O que acontece aos pauzinhos chineses?

Pessoa com pauzinhos chineses

Pois bem, comer com pauzinhos é o mais comum em muitos países asiáticos e também nos países do Ocidente quando a comida é asiática, gostamos de utilizar os pauzinhos de madeira. Os nossos talheres de aço duram muitos anos, podem acompanhar um casal durante toda a sua vida. Os talheres de plástico descartáveis são o pior que podemos comprar e, por isso, estão para ser completamente proibidos. Os pauzinhos são de madeira, ok, mas são de uso único e o que se faz depois de utilizar? Vão para o nosso lixo e acabam a ir para os aterros sanitários.

Veja também: Motorola com toque de Pantone

Acontece que o número de pauzinhos utilizados por ano é de 80 biliões. Sim, essa enormidade de número acaba a ir para o aterro. E, tendo em conta que de cada árvore só se conseguem fazer cerca de 4.000 pares de pauzinhos, é também enorme o número de árvores necessário para dar vazão à quantidade necessária de pauzinhos para o dia a dia. 

E é isso que uma empresa canadiana está a tentar mudar. Está a recolher pauzinhos usados de restaurantes, a tratá-los, sem utilizar qualquer produto químico que possa contaminar as nossas águas ou solos e a dar-lhes outra vida. Desde escrivaninhas, mesas, objetos de decoração, são muitas as formas de reutilizar estes pauzinhos que se transformam em peças únicas.

Uma mesa de trabalho pode utilizar até cerca de 10.000 pauzinhos chineses e assim, muitos estão a ser impedidos de se tornar desperdício. Pelo contrário, estão a ganhar valor.  

Veja também: Astronautas revelam mutações no sangue

São 350.000 pares de pauzinhos que esta empresa recolhe de cerca de 300 restaurantes de Vancouver por semana. Mas poderão vir a ser muitos mais, já que esta empresa tem vindo a ser financiada e até já abriu uma filial na Ásia. Desta forma será ainda mais fácil chamar a atenção para este problema.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo