Bizarrices

Astronautas revelam mutações no sangue

Astronauta na lua

Muitas crianças, quando são pequenas, dizem ter o sonho de ser astronautas. Talvez porque querem ver a Terra de longe, o planeta azul, ou talvez porque acham piada aos fatos, ou porque sonham um dia ter uma frase de engate infalível como teve o Neil Armstrong “Um pequeno passo para o Homem, mas um passo gigante para a Humanidade”. As motivações podem ser muitas e variadas. Mas pense que nem tudo são rosas.

Veja também: Um perfume que cheira à pessoa que mais ama?

Estudos recentes mostram que o nosso sangue, depois de uma grande temporada no espaço, sofre mutações. Ainda não sabemos, concretamente, as consequências destas mutações, mas a verdade é que elas existem e são 34 mutações, mais precisamente.

Não fique a pensar que são seres mutantes, ou a pensar em filmes de ficção científica. Mutações genéticas ocorrem e não quer dizer que fiquemos com um olho na testa ou uns pés peludos. Nada de cenas à Wolverine ou coisa que o valha. 

Já há muito que se discutem os problemas na estrutura óssea após um período grande a viver em gravidade zero e já ouvimos até falar no astronauta que cresceu enquanto estava no espaço. Ou seja, alguma coisa no nosso corpo se altera. Se no futuro isso se traduz em doenças, essa ainda é a incógnita. 

Uma maior probabilidade de doenças cardiovasculares também poderá ser consequência desta profissão. 

Veja também: A Rainha Elizabeth II participou na criação do seu carro funerário

Se tem o sonho de ser astronauta, lembre-se que tudo tem os seus pró e contras. Claro que trabalhar sentado a um computador todos os dias durante anos também tem as suas contraindicações, não é? Problemas de coluna, posturais, de visão, nas mãos por aí fora… 

Se pensar que ver o nosso planeta lá do alto faz com que tudo valha a pena, incluindo umas possíveis doenças, então ser astronauta é a sua profissão.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo