Mundo Loco!

O desafio de estar em teletrabalho com filhos

Teletrabalho com crianças ao lado

A pandemia trouxe muitos desafios para todos nós. Para além dos divórcios, das mudanças no mundo de trabalho, das creches fechadas, o ter de trabalhar em casa e ainda cuidar dos filhos foi o real desafio. 

Quantas vezes vimos crianças a invadirem reuniões de trabalho (até emissões em direto para a televisão). Até animais a atrapalharem o trabalho foi uma constante. Claro que gostamos de ter o gato a dormir no nosso colo enquanto estamos a trabalhar mas ele há-de querer sempre atenção quando estamos em reunião remota com alguém. 

Foi a pensar nas mães e pais que precisam de trabalhar e de cuidar dos pais que uma biblioteca pública de Connecticut criou uns cubículos com uma secretária para uma pessoa poder trabalhar confortável e ao lado tem um cantinho com uma série de joguinhos para os mais pequenos se entreterem. Há, claro, uma ligação entre os dois, podendo a mãe ou pai estar sempre atentos às necessidades dos mais pequenos mas conseguem sempre mais espaço para trabalhar e os pequenos têm sempre algo novo para brincar. 

Para ser ainda melhor, estes cubículos estão muito perto da zona infantil para, rapidamente, os pais trocarem o brinquedo ou o livro do miúdo quando este deixar de surtir efeito.

Esta biblioteca optou por esta modelidade depois de obter os resultados de um inquérito sobre aquilo que as pessoas mais necessitavam na biblioteca. Repararam também que muitos pais se viam atrapalhados para tentar equilibrar o filho no colo e ainda trabalhar ao computador. 

Foi uma ideia muitíssimo bem recebida e que está a ser um sucesso na região.

Ainda bem que o Covid nos veio mostrar novas formas de equilibrar a família e o trabalho. Claro que tempo de qualidade é o mais importante mas só o saber que podemos estar junto dos nossos pequenos e ainda trabalhar com conforto é uma mais-valia.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo