Mundo Loco!

Esculturas de Ai Weiwei roubadas de museu

Ai Weiwei – Study of Perspective, Zuo You Studio, Beijing, China, 2007

Não é toda a gente que se pode gabar de ter uma escultura do artista chinês Ai Weiwei em casa. E não é uma escultura qualquer, esta está a mostrar o dedo do meio. E não é só uma, são três, para um maior impacto.

Pois, neste momento, um homem é detentor destas três esculturas, uma vez que as roubou.
As esculturas estavam expostas num museu de Hamburgo, na Alemanha, quando foram roubadas, em plena luz do dia, sem que nenhum alarme se fizesse ouvir…

Estas esculturas fazem referência a uma série de fotografias, Study of Perspective, em que o autor mostra o dedo do meio a vários monumentos e referências políticas.

Não consigo deixar de sentir alguma inveja pelo facto de ele poder mostrar o dedo do meio a tudo o que lhe apetece e toda a gente o aplaudir. É um feito intocável e que o deve encher de orgulho.
A polícia e o museu de Hamburgo é que não estão bem na imagem e pedem toda a ajuda possível para encontrar estas peças ou o autor do roubo.

Talvez estas três mãos estejam por cima da lareira do assaltante, a embelezar a sala. Mas, certamente, não será por muito tempo, já que cada uma destas esculturas está avaliada em 9500 euros, pelo que o melhor será tentar vendê-las, ou entregar-se.

Ai Weiwei acabou por deixar a China após algumas represálias e viveu uma temporada na Alemanha. Acabou por também abandonar este país por acreditar que não recebia bem os refugiados. Vive atualmente em Inglaterra, o país que não quer ter nada a ver com a Europa.

Esperemos que estas esculturas sejam encontradas o mais rapidamente possível para Ai Weiwei poder continuar a mostrar o dedo a toda a gente que o queira ver.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo