Mundo Loco!

THOR PEDERSEN: UMA EPOPEIA POR TODOS OS PAÍSES SEM AVIÕES

O dinamarquês Thor Pedersen, com 44 anos, escreveu seu nome na história como o primeiro homem a visitar todos os países do mundo sem recorrer a aviões. Um feito que levou uma década a ser realizado, esta odisséia mundial não foi apenas marcada por paisagens e culturas deslumbrantes, mas também por desafios, como enfrentar a malária no Gana e ficar preso em Hong Kong durante a pandemia da covid-19. Contudo, de todas as suas experiências, uma em particular tocou seu coração: São Tomé e Príncipe.

O projeto de Pedersen, intitulado “Once Upon a Saga”, foi inspirado na famosa frase do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, “Once Upon a Time”. “Saga” refere-se às histórias tradicionais da mitologia escandinava.

Durante sua visita à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Thor expressou que nunca se sentiu discriminado, apesar da cor branca de sua pele. Ele enfatizou a gentileza e respeito que experimentou, em particular durante sua estadia em São Tomé e Príncipe. Aqui, Thor ficou por 36 dias, descrevendo o país como “mágico” e salientando a hospitalidade dos habitantes.

Sua jornada teve momentos de tensão, como quando teve armas apontadas para ele no Gabão ou durante suas viagens por áreas com conflitos em Moçambique. No entanto, Thor sempre manteve uma perspetiva positiva, buscando o melhor em cada situação e interação.

Ao refletir sobre sua jornada, Thor observou: “um estranho é um amigo que você nunca conheceu antes”. Esta filosofia certamente guiou-o em sua jornada, como evidenciado por suas interações com pessoas de diferentes culturas e origens.

Ao concluir sua viagem em maio deste ano, Pedersen retornou à Dinamarca e agora pretende partilhar suas experiências escrevendo um livro e produzindo um documentário com o produtor canadense Mike Douglas.

Thor trouxe suas fascinantes histórias de viagem a Portugal no último fim de semana de setembro, participando de um festival de viagens organizado pela Associação de Bloggers Portugueses em Guimarães. Ele é um verdadeiro testemunho da capacidade humana de ultrapassar barreiras, enfrentar desafios e encontrar beleza e humanidade em cada canto do mundo.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo