Mundo Loco!

Com obras abstratas… é difícil

Quadro de obra abstrata

Quando falamos de pintura abstrata, muitos de nós transmitem a arrogância de dizer “Eu também fazia isto!”, mas será que seríamos mesmo capazes? A verdade é que esses pintores pretendem transmitir qualquer coisa. Talvez aquele que vê o quadro não interprete exatamente da mesma forma mas, normalmente, consegue ir buscar algum significado à obra. 

Veja também: A chave de sua casa no seu telemóvel

O que nós pensamos é que, nós podemos não entender nada mas os curadores dos museus devem perceber. Pois não, não percebem porra nenhuma!

Uma peça famosa de Piet Mondrian esteve, aparentemente, exposta de pernas viradas para o ar durante cerca de 75 anos, desde que foi apresentada ao público. 

Foram umas fotografias antigas, de 1944 mais precisamente, e que mostravam o atelier do artista que fizeram soar os alarmes do museu. E agora, vieram a público admitir esse erro.

Claro que estamos a falar de arte abstrata, é um erro que nunca ninguém poderia reparar. Primeiro porque ninguém conhece a obra fora do museu, sem registos fotográficos não havia como conhecer a vontade do artista e não estamos a falar de uma cara, estamos a falar de riscas que viradas para um lado ou para o outro, a coisa é quase a mesma. 

Veja também: Ai quando se usa o dinheiro e a fama para o bem…

Muito provavelmente aqueles mais snobes vão agora dizer: “Oh, eu sabia, eu vi logo que algo não estava bem com aquele quadro, não o conseguia ler bem, blá blá blá” mas deixem-se de coisas, é arte abstrata, não sabiam coisa nenhuma!

Apesar de estar incorretamente exposta durante 75 anos, assim irá continuar porque os curadores têm receio de vir a estragar a obra se agora a exporem de forma correta.

E ainda existe a possibilidade de nunca ter sido concebida com uma disposição certa, qualquer disposição seria aceite. Essa é uma coisa que nunca iremos saber com toda a certeza. 



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo