Mundo Loco!

A Nasa desviou a rota de um asteroide

Satélite sobre o planeta Terra

A Nasa acabou de anunciar que seguiu o conselho de Armageddon e tratou da saúde de um asteroide. Ok, não podemos dizer que o destruiu, mas causou alguns estragos, o que fez com que desviasse a sua rota. 

Veja também: Ryan Reynolds fez uma aposta e ganhou uma colonoscopia

O filme de 1999 foi na altura um sucesso, mas foi descrito por muitos como totalmente irreal. Claro que a Nasa não colocou uma bomba no interior do asteroide, não é? Isso já parece demasiado “wow” mas atirou umas bombinhas contra ele e ficou a observar … de longe. 

Mas vai-se a ver e a ideia estava lá: destruir um asteroide que pode estar numa rota de confronto com a Terra. Faz todo o sentido.

Parte boa e menos boa da situação: o asteroide não seguia uma rota de encontro com a Terra. Esta é a parte boa, ninguém quer passar pelo sofrimento de saber que está um asteroide perto de nos poder vir a destruir. Parte menos boa: gastaram-se 30 milhões de dólares para destruir um asteroide a não sei quantos anos de distância da Terra, só para fazer um teste.

Pelo menos foi anunciado que tudo correu bem, que a missão foi um sucesso.

Ou seja, se um dia a Terra estiver ameaçada por um asteroide que tenha exatamente as mesmas dimensões deste, que seja constituído pelos mesmos materiais, que siga à mesma velocidade, estamos safos. 

Veja também: Um Iate que se tranforma em Submarino

Sempre ouvi dizer que para aprender é preciso errar. Quando se está a começar um trabalho novo, ou quando se chega à maternidade, falhas vão acontecer. Uma vez, depois a pessoa aprende. Mas é preciso gastar 30 milhões de euros?? 

Talvez seja mesmo, o filme não será prova suficiente do sucesso de missões como estas, temos mesmo de “partir alguma pedra” para perceber os reais efeitos de algo assim.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo