Claro que ter o ar condicionado sempre a bombar e as luzes ligadas durante 24h, mesmo quando não está ninguém no espaço, pode ser considerado uma ostentação. É um luxo ao qual nem todos se podem dar. Algumas lojas vivem apertadas em termos de dinheiro e só os consumos de energia são quase insuportáveis. Mas não é o caso da Louis Vuitton. Essa loja tem dinheiro para dar e vender e para todas as ostentações possíveis.
Veja também: Há modas que… nem sabemos o que dizer
Mas o descaramento tem limites e os consumos energéticos têm mesmo de ser reduzidos para bem do nosso meio ambiente. Se a própria Torre Eiffel vai ver as suas horas de luz reduzidas em uma hora e quando isto acontece na Cidade das Luzes, claro que os outros têm que seguir os exemplos que são defendidos e elogiados.
Uma marca que está a seguir o exemplo é mesmo a Louis Vuitton. Anunciou que irá reduzir o horário em que as luzes estão iluminadas. Enquanto nos escritórios todas as luzes se irão apagar às 21h, nas lojas aponta-se para que seja por volta das 23h. Para além desta medida, também o ar condicionado irá sofrer alterações. No Inverno, a temperatura dentro das lojas irá reduzir 1ºC, enquanto no Verão irá subir também 1ºC.
Podem parecer medidas pequenas, mas estima-se que se irá replicar numa baixa de consumo de 10%. E isto, parecendo que não, traduz-se em muito dinheiro, ainda para mais, quando estamos a falar de 550 lojas que a Louis Vuitton tem espalhadas pelo mundo.
Veja também: Gucci vs Adidas
Claro que, primeiramente, estas medidas vão ser aplicadas a algumas lojas. Mas esperamos que se estenda a todas as lojas e escritórios, em breve.
Se for a uma loja Louis Vuitton em breve, não se espante se sentir que está um grauzinho mais frio durante o Inverno… Estamos a gozar, um grau não se sente nada, por favor!