Todos os meses e para algumas mulheres mais do que uma vez por mês, chega aquele momento de ver se há pensos ou tampões suficientes na casa de banho. É preciso ver se há comprimidos para as dores de barriga, de cabeça e sabe Deus que mais… Ver o stock de chocolate e de lenços de papel para os momentos de choro súbito que vão, muito provavelmente, aparecer.
Quem se entregou ao copo menstrual, já há muito que reduziu o seu impacto ambiental e os custos já são bem menores.
Quem opta pelos pensos e cuecas laváveis, é só amigo do ambiente em parte. Embora reduza no desperdício, deve gastar mais água e tem mais trabalho…
Mas a verdade é que a discussão continua: há quem defenda o copo e quem não defenda. Há quem defenda o tampão, outros não, não sabemos e é muito normal que muitas mulheres continuem a optar pela velha guarda.
Existem ainda algumas mulheres que tomam a pílula anos a fim sem fazer a interrupção. Isso, posso dizer que não é saudável. Não tem grande ciência.
Uma coisa é certa: todas estas coisas têm custos e qualquer mulher tem de optar por alguma coisa. Finalmente a Escócia deu o primeiro passo e tornou alguns destes produtos gratuitos para as jovens.
Todas as escolas são agora obrigadas a distribuir gratuitamente pensos e tampões a todas as jovens que os solicitarem e o seu orçamento para a saúde feminina foi também alargado de forma a consciencializar os jovens para este tema ainda muito tabu e para uma maior igualdade de direitos.
Numa fase em que o custo de vida está a aumentar em todo o mundo, este é um passo fundamental para a Escócia e todos os países deviam seguir esta decisão.