MÊÊÊms

Nascimento de Gémeos de Panda em Hong Kong: Ying Ying Torna-se a Mãe de Primeira Viagem Mais Velha do Mundo

Hong Kong celebrou na passada quinta-feira o nascimento dos seus primeiros pandas gigantes nascidos localmente, com a mãe, Ying Ying, a conquistar um recorde notável ao tornar-se a panda de primeira viagem mais velha do mundo. Ying Ying, que deu à luz um par de gémeos — um macho e uma fêmea — no Ocean Park, alcançou este feito apenas um dia antes de completar 19 anos, conforme anunciado pelo parque temático.

ver também : Gizmo: O Reencontro Emocionante de um Cão Perdido Após 9 Anos em Las Vegas

Ying Ying e o seu parceiro, Le Le, formam o segundo par de pandas oferecidos pela China a Hong Kong desde que o antigo território britânico voltou à soberania chinesa em 1997. Os pandas gigantes são amplamente considerados o mascote nacional não oficial da China, e o programa de empréstimo destes animais a zoológicos no estrangeiro tem sido utilizado como uma ferramenta de diplomacia suave por Pequim.

O Ocean Park destacou, num comunicado, as dificuldades conhecidas na reprodução dos pandas gigantes, especialmente à medida que envelhecem. As gravidezes destes animais são difíceis de detetar, e a de Ying Ying não foi exceção. Embora ela tenha começado a apresentar sintomas como perda de apetite, necessidade de mais tempo de descanso e alterações nos níveis hormonais no final de julho, a confirmação da gravidez só ocorreu no domingo. Na quarta-feira, a equipa de cuidados notou os primeiros sinais de trabalho de parto, e o líquido amniótico rompeu-se durante a noite. Após mais de cinco horas de trabalho de parto, os gémeos nasceram em segurança na manhã de quinta-feira.

“Ambos os crias são atualmente muito frágeis e precisam de tempo para estabilizar, especialmente a cria fêmea, que tem uma temperatura corporal mais baixa, choros mais fracos e uma menor ingestão de alimentos após o nascimento,” informou o parque. Os visitantes terão de esperar alguns meses para verem os pandas em público.

ver também : O Homem que queria ser o cão!

Paulo Pong, presidente do conselho de administração da Ocean Park Corp., expressou o seu agradecimento à equipa local de cuidados dos animais, bem como aos especialistas da China continental pelo apoio prestado ao longo dos anos. “Este nascimento é uma verdadeira raridade, especialmente considerando que Ying Ying é a panda gigante mais velha registada a dar à luz com sucesso pela primeira vez,” afirmou Pong.

O líder de Hong Kong, John Lee, também expressou a sua gratidão ao governo central chinês pela oferta dos pandas à cidade em 2007, sublinhando que este gesto demonstra o cuidado e apoio de Pequim a Hong Kong. Em julho, Lee anunciou que Hong Kong iria receber um terceiro par de pandas da China, com a chegada dos novos residentes esperada ainda este ano.

O primeiro par de pandas, An An e Jia Jia, chegou a Hong Kong em 1999. Jia Jia, que faleceu aos 38 anos em 2016, detém o recorde de ser o panda mais velho de sempre a viver em cativeiro. De acordo com o Guinness World Records, a esperança média de vida de um panda na natureza é de 18 a 20 anos, enquanto em cativeiro pode atingir os 30 anos.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo