Mundo Loco!

O Artista Dinamarquês Que Enganou um Museu

2 Telas em Branco lado a lado

Bem-vindos, amantes da arte e do humor, à saga de Jens Haaning, o artista dinamarquês que conseguiu transformar duas telas em branco no assunto mais comentado do mundo da arte em 2021. Numa jogada digna de um vilão de filme, Haaning foi além do entendimento tradicional de “arte” e entregou duas telas em branco para o Kunsten Museum em Aalborg. O nome da obra? “Pega o Dinheiro e Foge!”. Adivinhem o que ele fez? Exatamente isso.

Ponto para o Artista, Zero para o Museu

Vamos aos factos divertidos: o museu, na sua infinita sabedoria, deu a Haaning 534,000 coroas dinamarquesas (cerca de $76,539) para criar uma obra de arte que comentasse sobre os salários na Dinamarca e na Áustria. No entanto, Haaning, num rasgo de genialidade (ou de descaramento, você decide), entregou as telas em branco e disse: “A obra é que eu fiquei com o dinheiro deles”.

O Tribunal Entra em Cena

Depois de muitas deliberações e gargalhadas, um tribunal de Copenhaga decidiu que Haaning tinha de devolver 492,549 coroas ao museu, descontando a sua taxa de artista e os custos de instalação. Pode-se dizer que, pelo menos nesta ronda, o museu ganhou—mas não sem antes dar umas boas risadas.

Veja Também: Está a Tomar Banho Errado e o Dr. Mosley Sabe Porquê!

O Diretor do Museu: Fã de Comédia?

Lasse Andersson, diretor do Kunsten Museum, recordou em entrevista à BBC Newsday que a sua reação inicial foi de diversão. “Eu dei umas gargalhadas, porque era realmente humorístico”. E assim, em meio a um cenário digno de uma comédia de erros, as telas foram expostas, possivelmente para que os visitantes do museu pudessem também participar da piada—ou do golpe, dependendo do ponto de vista.

O Fim da Linha

Haaning, sendo o verdadeiro filósofo contemporâneo que é, decidiu não contestar a decisão do tribunal. Ele fez notar que, no fim das contas, o museu lucrou “muito, muito mais” com a atenção da mídia do que perdeu. E quem somos nós para discordar? Afinal, quem mais poderia transformar duas telas em branco em algo que rendesse tanto debate, polémica e, claro, gargalhadas?

Então, caros leitores, que lição tiramos desta novela artística? Talvez que a arte está nos olhos de quem vê, ou talvez que é melhor sempre ler os termos e condições antes de dar meio milhão de coroas a um artista com um sentido de humor muito peculiar. A decisão é sua!



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo