No Kiddin'
Instagram para maiores de 18 anos (mesmo)
Já há muito que se fala das aldrabices dos mais novos para conseguirem entrar nas redes sociais. A verdade é que, até ao momento, bastava mentir na data de nascimento e estavam “lá dentro” e, segundo estudos realizados, uma em cada três crianças, mente acerca de sua idade para conseguir aceder. E era simples porque também não existiam muitas formas de conseguir controlar essa questão. Os principais responsáveis devem ser os pais, mas agora, pelo menos o Instagram, parece estar a investir para tentar resolver esse assunto. E a inteligência artificial será o caminho.
Veja também: E a arte é novamente atacada
Muito em breve na União Europeia e Reino Unido vão começar alguns testes de verificação de idade de selfie em vídeo. Penso que será como as confirmações para criar os bancos digitais como Revolut e Moey.
Um algoritmo desenvolvido por uma empresa britânica irá ser capaz de determinar a idade de todos aqueles que se tentem registar nas plataformas e, claro, terão de ser maiores de 18 anos. A verificação por vídeo demora algum tempo, cerca de 20 minutos.
A opção de enviar, simplesmente, uma fotografia do Cartão de Identificação ou Carta de Condução também poderá vir a ser aceitável. No entanto, este método de verificação, levará cerca de dois dias.
Esta foi uma medida anunciada em junho deste ano e é um dos grandes objetivos da Meta, a empresa que controla o Instagram, trazer mais segurança a todos os utilizadores.
Veja também: Helicópteros sem tripulação
Agora existe o receio de estas grandes empresas ficarem com os dados pessoais dos novos inscritos, embora estas assegurem que toda a informação, como cartões e vídeos, será apagada após a verificação.
Damos as boas-vindas a todas as ferramentas que nos transmitam segurança mas, estar atento aos seus filhos e conversar com eles sobre estas questões, é meio caminho andado para compreenderem os perigos e aprenderem a evitá-los.