No Kiddin'

Disney com personagem Plus Size

Castelo da Disney

Cada vez mais ouvimos discussões sobre a forma como os corpos femininos são representados. O caminho tem sido longo desde a altura em que víamos mulheres quase anoréticas a ser o rosto das principais marcas de moda. Mas agora, cada vez mais vemos todos os tipos de corpos seja nas passereles, nas revistas de moda, em séries, filmes, etc. 

Veja também: Controlo “parental” dos nossos animais de estimação

Claro que este processo pode ser uma faca de dois gumes. Claro que pessoas de corpos maiores devem ser respeitadas (obviamente) mas será que devemos incentivar as pessoas a achar que é bom ser mais gordinha ou gordinho? Não continua a ser pouco saudável? Não continua a representar um enorme custo para os serviços de saúde? Mas talvez agora não seja o momento de ir por aí…

A Disney tem agora a primeira heroína plus size. Bianca é uma menina com pretensões a ser bailarina mas que vê todos os dias os seus demónios quando olha para o espelho. 

Ela sente vergonha de si própria mas consegue vencer os seus receios à medida que a história vai ganhando novos contornos. 

Desde há vários anos que a Disney vinha a ser pressionada para criar novas personagens, mais próximas da realidade. Em 2014 foram mesmo recolhidas mais de 22 mil assinaturas para apoiar essa vontade. 

Veja também: Com obras abstratas… é difícil

Bianca foi bastante bem recebida com várias meninas a ver-se “ao espelho” ao olhar para a nova heroína da Disney. Claro que muitos também se revelaram contra, alegando que a Disney estará a promover a obesidade.

Como disse, uma faca de dois gumes. 

A verdade é que em todo o lado temos pessoas mais magras e menos magras. Todas elas devem ser respeitadas. É natural que os desenhos animados os mostrem toda a realidade sejam pessoas de diferentes pesos, cores, sexualidades, ou outras diferenças.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo