Mundo Loco!

Se os transportes públicos forem baratos, as pessoas andam neles

Estação de comboio

Desde há muitos anos que ouvimos dizer que se as pessoas utilizarem mais os transportes públicos, o ambiente agradece, uma vez que o número de carros nas estradas iria diminuir e as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera iriam proporcionalmente diminuir também. 

Veja também: O maior navio de cruzeiro que está a um passo de ser sucata antes de “entrar” na água

O grande obstáculo passa mesmo pelo preço absurdo dos transportes públicos, pelo menos aqui em Portugal. E como são muito caros e as pessoas não andam neles, para além de aumentarem ainda mais os preços, vão suprimindo ligações, o que torna esta missão ainda mais impossível.

Esta crise energética e o aumento dos preços dos combustíveis levou a Alemanha e criar um passe mensal super barato, de cerca de 9 dólares por mês. Este passe permitia os passageiros utilizar comboios regionais, metros e autocarros em todo o país. Foram vendidos cerca de 52 milhões de bilhetes. Aqui em Portugal, com 9 euros, faz uma viagem de comboio de 60 ou 70 km (se tanto).

Aparentemente esta medida funcionou muitíssimo bem com muitas pessoas a aderir. Cerca de 10% de viagens de carro foram evitadas, uma vez que as pessoas optaram pelos transportes públicos. Esta redução de carros nas estradas, levou a uma redução de 1,8 milhões de toneladas de emissões de carbono, o equivalente às emissões de 350.000 casas por ano. 

Veja também: Peppa Pig a apresentar casais homossexuais

Os passageiros agradecem porque os combustíveis estão a preços elevadíssimos e isto fez com que os carros ficassem mais pelas garagens. 

Embora sejam muitos os pedidos para que esta medida seja prolongada, ainda não se sabe se realmente será estendida. 

Em Portugal, uma medida como estas seria muito bem recebida, certamente. Os combustíveis estão com preços loucos e as nossas ofertas de transportes públicos são uma anedota. Mas não me parece que seja para já.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo