No Kiddin'

Candy Crush e a boa publicidade

A boa publicidade acontece quando a partir de certa altura faz publicidade sem referir o produto. É isso que o Candy Crush está a fazer (e a conseguir). 

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Um dos jogos mais famosos e jogados do mundo comemora o seu 10.º aniversário e a verdade é que ele está em todo o lado. 

Se já era comum ver pessoas a jogar no autocarro, nas salas de espera, a andar e a bater contra os postes, agora vai ver o jogo, mas sem ver o jogo. 

O que o Candy Crush está a fazer é associar blocos de coisas com cores ao jogo e assim, a partir do momento em que vê, não consegue mais deixar de ver. Sejam bolas de bowling agrupadas, grades de bebidas, flores separadas por espécies, desde que sejam blocos de cores, vai lembrar-se do Candy Crush. 

O que a marca começou por fazer foi utilizar essas imagens do dia-a-dia e a colocar num cantinho o nome “Candy Crush”. Claro que as pessoas, de imediato, associam ao jogo. Daqui a algum tempo, já não precisarão de o fazer. Basta olhar para uma banca de uma florista ou para uma montra de uma loja de gomas e vai pensar “Oh, o que me apetece mesmo é jogar Candy Crush. 

Fazem-nos como com os cães, o nosso pensamento é condicionado. E nós caímos, claro. Afinal são imagens coloridas e airosas, assim como o jogo. Não tem como ficarmos tristes.

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Podemos, sim, ficar viciados, mas isso é outra conversa. 

A verdade é que são 10 anos de sucesso. Se se deve à boa publicidade não vos sabemos dizer, mas que conhece de certeza alguém que adora jogar este jogo, ai isso quase de certeza. 

Se estiver agora a jogar e lhe apetecer comer gomas, já saberá porque é.

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