Bizarrices

Arroz foi cultivado numa estação espacial

Colher de arroz

Um grupo de astronautas conseguiu, pela primeira vez, produzir arroz a bordo de uma estação espacial. Conseguiram completar todo o processo, desde a plantação, passando pela colheita e pela germinação de novas plantas a partir da anterior. Esta poderá ser a forma de prolongar as viagens espaciais por mais tempo, uma vez que já conseguirão garantir alimento para toda a viagem. 

Veja também: Gomas de ursinhos a partir de turbinas eólicas

As plantas estão a ser permanentemente vigiadas para garantir a sua boa produção e algumas sementes vão ser estudadas na Terra para perceber se a gravidade afeta de alguma forma a planta e os seus tempos de floração. 

O arroz tem sido um dos alimentos mais utilizados nesta jornada espacial. Os primeiros homens na Lua, da missão Apollo 11, alimentavam-se praticamente de arroz e frango liofilizado.

Como bem sabemos, o arroz também é um alimento base da cozinha chinesa. Não nos podemos admirar da escolha pela cultivação deste produto. Não sabemos como é possível um chinês sobreviver sem arroz por perto. Só eles com o arroz e nós com o bacalhau. Mas os astronautas chinesas estão com mais sorte porque o bacalhau numa estação espacial não conseguimos mesmo cultivar. Há sempre o bacalhau em conserva mas não é a mesma coisa.

Talvez este também seja um indicador de que, um dia se precisarmos de habitar outro planeta e tendo realmente capacidade para conseguir isso, pelo menos sabemos que podemos cultivar arroz nas estações espaciais. Nem tudo está perdido, sendo assim. 

Veja também: Hong Kong e os semáforos no chão

Parece que estamos naquela cena do filme “Perdido em Marte” em que o Matt Damon consegue colher batatas. Na altura pareceu uma coisa irreal mas já estivemos mais longe. Pelo menos, no espaço, já temos arroz. 

Os chineses vivem mais felizes na estação espacial agora que sabem que têm arroz e nós vemos assim a ciência a evoluir e pensamos “Podemos um dia habitar outro planeta, mas um arrozinho de cabidela já pareceu mais descabido.”



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo