No Kiddin'

Tem fobias? O oVRcome ajuda

Fobia de aranhas

Quem não tem fobias que atire a primeira pedra. Pode não ser uma coisa completamente perturbadora ou que o deixe imobilizado com o pânico mas, certamente, existe qualquer coisa que faz as suas costas arrepiar e que lhe tira o sono depois de se ver exposto a isso. Pois bem, as minhas costas já estão arrepiadas porque comecei a escrever sobre fobias e já só penso na minha: tripofobia. Para quem não sabe é uma fobia muito estranha (obviamente que não vou pesquisar o termo correto ou iriam aparecer imagens). As sementinhas das romãs, os buraquinhos de alguns aparelhos elétricos, tudo o que seja buracos que estão onde não deviam (google it). 

Mas muitos são aqueles que têm medo de aranhas, alturas, cobras, sítios pequenos ou sítios com muita gente, a Nicole Kidman até tem fobia a borboletas, vejam lá… 

Há quem defenda que a melhor forma de contornar estas fobias é através da exposição. Eu posso ir ver imagens de tripofobia mas ser exposto a muitas aranhas pode ser mais complicado. E aqueles que têm medo de andar de avião, não podem estar constantemente a comprar bilhetes de avião para poder entrar e aguentar lá 2 minutos hoje e 5 amanhã. 

Foi a pensar nesta tática que nasceu a oVRcome, uma aplicação que utiliza a realidade virtual e que lhe permite entrar em contacto com os seus maiores medos. 

Este aplicativo está disponível através da AppStore e PlayStore e está disponível em todo o mundo. 129 pessoas testaram esta aplicação numa primeira fase e ao longo de 6 semanas, 75% viu os seus medos a reduzirem. Houve, claramente, melhorias.

Se precisa de fazer uma viagem de avião dentro de pouco tempo ou se vai a África e detesta aranhas ou mosquitos, esta poderá ser uma boa forma de ultrapassar os seus receios.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo