Bizarrices

Peixes que comem plástico… de propósito

Já todos sabem que o plástico é um problema atual do nosso planeta. O oceano está repleto de plástico, os animais ingerem plásticos a pensar que é alimento, outros ficam presos em redes de plástico, acabando por morrer… E há cada vez mais dele no mar. 

Por esse motivo, a Universidade de Sichuan criou um peixe biónico para remover plástico dos oceanos. 

Se está a pensar nas suas maminhas de plástico, não se preocupe, os peixinhos robô terão 13mm de comprimento e só estarão aptos para “ingerir” microplástico. As maminhas estão seguras… para já. 

Estes peixinhos para além de recolher o microplástico, conseguem puxar até 5 kgs e têm também a capacidade para os absorver no seu corpo, já que as tintas e os materiais presentes nos plásticos reagem com os materiais de que é feito o peixe.

O corpo destes peixes é feito de madrepérola, o mesmo material de que é feito o interior das conchas e poderá regenerar-se até 89%, ou seja, conseguirá “curar-se” mesmo em caso de um corte ou algum acidente.

Dadas as características do robô, ele poderá também cumprir com o seu propósito em águas mais agitadas. É um bicho rijo.

Este protótipo poderá também ajudar os investigadores a aprofundar melhor o conhecimento que têm sobre plástico, estudando a composição e a toxicidade para os oceanos.

Em tempos, “evoluimos” e criámos o plástico. A sua produção escalou e não mais parou. Agora é chegado o momento de utilizar a tecnologia para corrigir a asneira que fizemos. E se lançar peixinhos robô no oceano para se alimentarem de plástico é uma solução, vamos lá. 

Pode ser que depois eles sofram atualizações e comecem a dar ums trinquinhas nesses rabos cheios de silicone, que também não deve fazer bem nenhum. 

Mulheres ( e homens), libertem-se dos plásticos!



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo