A guerra na Ucrânia apanhou-nos a todos de surpresa. Quem imaginava que uma guerra tão próxima de nós poderia acontecer? Nunca, em momento algum, existe justificação para uma guerra.
Veja também: Entregas da Amazon… na Polícia
A Finlândia decidiu remover de Helsínquia um monumento oferecido pela antiga União Soviética no ano de 1989. Afinal é um monumento à paz mundial e a Rússia não está a cumprir com a sua parte.
Ao longo dos anos, este monumento sofreu algumas tentativas de vandalismo. Em 1991, um grupo de estudantes tentou desfigurá-lo com alcatrão. Já em 2010, tentaram mesmo explodi-lo. Agora chegou o derradeiro motivo para o retirar das ruas de Helsínquia, coisa que levou apenas 5 minutos. Depois da sua retirada, foi colocado num barco e levado para um armazém a leste de Uusimaa, uma região da Finlândia.
Já diz o ditado, longe da vista, longe do coração.
Não se prevê que seja colocada alguma coisa no mesmo sítio. A ideia será mesmo colocar pavimento e deixar o local mais arejado e limpo.
Veja também: “Closer”, o abridor de garrafas e “fechador” de computadores
A estátua estava a ser incómoda para a população. Na sua base estavam as palavras “Paz mundial” e desde o conflito, foram cobertas com bandeiras ucranianas, numa clara demonstração de apoio ao povo ucraniano.
As discussões sobre o que fazer com esta estátua foram muitas, pensava-se que poderia apenas ser colocada noutro local. Mas sair da via pública foi mesmo a decisão final.
Claro que quem oferece um presente e o vê assim tratado, não deve ficar muito contente. Mas Putin terá de acalmar os ânimos. Para já, o monumento está a salvo, escondido dos olhos do público. Se ficasse na rua, poderia não durar muito mais tempo.
Não há margem para se brincar com assuntos destes, esperamos que este conflito se resolva o mais rapidamente possível. E não é um monumento existir ou não que fará com que exista ou não a guerra.