Durante anos, ter um Porsche na Rússia foi sinónimo de estatuto, poder e, claro, um certo gosto pelo exagero automóvel. Mas nos últimos dias, centenas de proprietários descobriram que os seus reluzentes símbolos de luxo afinal têm uma vocação inesperada: decoração urbana. De Moscovo a Krasnodar, dezenas de modelos da marca alemã recusaram-se, de forma coordenada e misteriosa, a ligar o motor, transformando-se em esculturas de garagem com quatro rodas.
Tudo começou no final de Novembro, quando os media russos começaram a receber relatos de proprietários perplexos. Alguns estacionaram o carro à noite, descansados como sempre, e na manhã seguinte encontraram um Porsche imóvel, indiferente às chaves, aos botões e à esperança. Outros pararam apenas para “um recado rápido” e regressaram para descobrir que o veículo tinha decidido ficar ali para sempre. Ou pelo menos até segunda ordem.
ler também : A Estrada que Levou 6 Horas a Ser Feita — Porque na China Até o Asfalto Trabalha em Turnos Extra
A situação tornou-se suficientemente séria para chamar a atenção da Rolf, o maior grupo de concessionários automóveis da Rússia. Segundo a empresa, houve um aumento súbito de pedidos de assistência técnica por parte de donos de Porsche, todos com o mesmo problema: o carro simplesmente não arrancava. Após algumas análises, os técnicos chegaram a uma conclusão inesperada — a culpa parecia estar no sistema de localização por satélite, o chamado Vehicle Tracking System (VTS).
Este sistema, presente em praticamente todos os Porsche produzidos após 2013, comunica com satélites para monitorizar a localização do veículo. O problema é que, algures entre o espaço e a Terra, essa ligação foi interrompida. E quando o VTS perde contacto, entra em acção o imobilizador do motor. Resultado? Um Porsche perfeitamente funcional, mas incapaz de sair do lugar, como um leão com coleira electrónica.
Segundo Yulia Trushkova, directora de serviços da Rolf, o problema afecta todos os modelos e tipos de motor. “Qualquer veículo pode ser bloqueado”, explicou ao meio russo RBC. A boa notícia (relativa) é que há formas de contornar o bloqueio: desmontar o módulo do alarme de fábrica ou, em alguns casos, desligar a bateria durante mais de dez horas. Soluções dignas de um manual intitulado Como ressuscitar um Porsche sem ajuda oficial.
O mais curioso é que ninguém sabe exactamente quem cortou a ligação aos satélites — se foi um erro técnico, uma decisão deliberada ou simplesmente mais um efeito colateral das tensões geopolíticas. A Porsche, recorde-se, suspendeu todas as operações comerciais na Rússia em 2022, após a invasão da Ucrânia, mas nunca comentou publicamente este fenómeno. Também não há qualquer grupo de hackers a reclamar autoria, o que só aumenta o mistério.
ler também : “Snakes on a Plane”, Versão Real: Cobra Apanha Voo em Melbourne e Atrasa Passageiros por Duas Horas 🐍✈️
Enquanto isso, os proprietários russos fazem o que podem: fóruns, oficinas independentes e muita paciência. Porque, afinal, não há nada mais humilhante do que explicar aos amigos que o teu Porsche de seis dígitos está “de castigo” por causa de um satélite zangado.