No Kiddin'
💌 Carta revela que casamento de Shakespeare pode ter sido mais feliz do que se pensava
Durante séculos, a narrativa predominante sobre o casamento de William Shakespeare com Anne Hathaway pintava um quadro de distância e possível infelicidade. Acreditava-se que Anne permanecera em Stratford-upon-Avon enquanto o dramaturgo construía sua carreira em Londres, sugerindo um relacionamento distante.
ver também: 🎩 A Grande Ilusão: Sophie Lloyd, a mulher que enganou a The Magic Circle
No entanto, uma recente análise de um fragmento de carta do século XVII desafia essa visão tradicional. Descoberta em 1978, a carta permaneceu obscura até ser examinada pelo professor Matthew Steggle, da Universidade de Bristol. Endereçada a “Good Mrs Shakspaire”, a correspondência sugere que Anne Hathaway pode ter residido em Londres e participado ativamente de assuntos financeiros do casal.
O conteúdo da carta indica que Anne tinha acesso independente a recursos financeiros e era solicitada a resolver questões monetárias em nome do marido. Isso contrasta com a ideia de que ela teria permanecido afastada dos negócios de Shakespeare.
Embora não se possa afirmar com certeza que Anne Hathaway viveu permanentemente em Londres, a carta oferece evidências de que ela esteve presente na cidade e envolvida na vida do marido de maneira mais significativa do que se pensava anteriormente.