No Kiddin'

Ingenuity da NASA Faz História com Voos Inéditos em Marte Antes de Pausa nas Comunicações

O pequeno helicóptero Ingenuity da NASA continua a desafiar as expectativas em Marte, realizando uma façanha notável ao completar dois voos em dias consecutivos, uma preparação estratégica para a iminente conjunção solar que interromperá as comunicações com a Terra por duas semanas.

Lançado em abril de 2021, o Ingenuity tinha uma missão inicial prevista de apenas cinco voos de teste. No entanto, mais de um ano depois, o engenhoso helicóptero ultrapassou todas as previsões, tornando-se um explorador aéreo regular na atmosfera marciana. A sua “carreira” estende-se agora para além das fronteiras da demonstração tecnológica, contribuindo com dados valiosos para a missão do rover Perseverance.

Veja Também : Descoberta Surpreendente: Estrelas-do-Mar Têm Cabeça, Revela Estudo

No dia 2 de novembro, o Ingenuity realizou o seu 65º voo, cobrindo uma distância de aproximadamente 7 metros. Este voo foi seguido por outro no dia seguinte, mais curto em distância, mas crucial para reposicionar o helicóptero em antecipação à conjunção solar. Durante este fenómeno astronómico, Marte e a Terra encontram-se em lados opostos do Sol, o que pode causar significativas interferências nos sinais de rádio.

A equipa do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, responsável pela missão, decidiu, portanto, colocar as comunicações em pausa durante este período para evitar complicações. A pausa nas comunicações é uma medida de precaução padrão, uma vez que a interferência solar pode corromper os comandos enviados para o Ingenuity e o Perseverance, levando a erros de operação.

Este intervalo de silêncio não significa, contudo, que o Ingenuity ficará inativo. O helicóptero está programado para manter-se estável e seguro, aguardando o reestabelecimento das comunicações para retomar as suas atividades exploratórias.

veja também : Ryan Reynolds fez uma aposta e ganhou uma colonoscopia

O sucesso contínuo do Ingenuity é uma prova da engenharia inovadora e do espírito de exploração da NASA. A cada voo, o helicóptero contribui para um melhor entendimento do ambiente marciano e das capacidades de voo na rarefeita atmosfera do Planeta Vermelho.

Os entusiastas da exploração espacial e o público em geral podem esperar ansiosamente pelo retorno das comunicações para mais atualizações sobre as aventuras do Ingenuity em solo marciano. Até lá, o silêncio será rei, enquanto a Terra e Marte dançam ao redor do Sol, temporariamente desligados, mas nunca desconectados na busca pelo conhecimento.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo