Embora os telemóveis estejam sempre a aumentar de tamanho, existem coisas que vão reduzindo as suas dimensões e outras ainda estão a chegar ao ponto em que já nem precisamos de andar com elas nas carteiras.
Veja também: Um whisky engarrafado numa bola de basquetebol
Os cartões multibanco é um desses exemplos. Agora com o contactless, só precisa de um telemóvel para poder fazer pagamentos com toda a segurança. Para além dos cartões, com as faturas a serem enviadas para o nosso e-mail, também podemos deixar as nossas carteiras em casa ou usar uma mais pequenina que já não vai ficar cheia de talões e a gritar por “socorro!”.
O que ainda importuna nas bolsas das senhoras e nos bolsos das calças dos senhores são mesmo as chaves. São chaves para ir ao correio, para entrar no prédio e uma chave para o apartamento. Alguns ainda têm chaves do cacifo do trabalho ou de uma garagem, ou sabe-se lá quantas chaves mais. Felizmente já existem porta-chaves mais pequenos e jeitosos que alinham as chaves e ficam todas organizadas e a ocupar menos espaço. Mas continuam a ser um peso absurdo para andar todos os dias.
Pois bem, a Apple está prestes a lançar umas fechaduras inteligentes. É verdade que já existem no mercado algumas opções, mas quase todas se abrem através de impressão digital ou de um teclado. E ter uma porta que abre só com a sua impressão digital pode ser um inconveniente se quer que a mãe lhe leve roupa lavada ou o seu famoso arroz-doce.
Veja também: Usufruir do gato sem ter o gato
A da Apple pode ser comandada através de uma aplicação no seu telemóvel. E poderá partilhar essa chave com outras pessoas sem que estas precisem de ter a aplicação.
E se perder o telemóvel, não se preocupe, poderá aceder na mesma à sua casa, existe uma chave física.
Mas o melhor é mesmo não perder o telemóvel porque, cada vez mais, sem ele, não fazemos nada.