Bizarrices

Tatuagens que mudam de cor

Já muito se discutiu acerca das coisas que mudam de cor. Foram os anéis aqui há 15 ou 20 anos que mudavam de cor conforme o humor da pessoa (o humor, pois). Depois vieram os vernizes que ficavam de outra cor quando entravam na água fria. Até as havaianas já têm uns chinelos que na areia quente ficam com uma tonalidade mais escura… Mas isto tinha por base um lado estético, uma novidade…

Veja também: O futuro está à porta

Mas eis que surgem agora as tatuagens que mudam de cor! No entanto, estas mudanças de cor nas tatuagens podem indicar sérios problemas de saúde, ou seja, neste caso, não queremos que a tatuagem mude de cor!

A pigmentação das tatuagens está ligada a três indicadores: pH que pode indicar alterações nos rins ou pulmões, albumina que poderá ser indício de que algo estará menos bem com o fígado ou coração e, por fim, a glicose que, claro, será um importante indicador para os diabéticos ou para quem poderá ter propensão para vir a sofrer desta patologia. 

Para cada indicador, uma variação de cor. Para os níveis de glicose, a tatuagem pode variar entre o amarelo e o verde-escuro. Para o pH foram utilizados pigmentos vermelhos e azuis e para a albumina optaram por um amarelo que fica verde quanto maior a concentração. 

Veja também: O bebé de Nirvana perdeu…

Através de uma fotografia à tatuagem, a equipa é capaz de analisar todos os marcadores, poupando-se aqui tempo precioso em deslocações e em esperas para consultas. 

Este processo ainda está em estudo, até porque um dos indicadores, depois de alterado e tratado, não voltou à cor original, mas poderá ser uma ótima ferramenta, especialmente para quem tem que controlar alguns destes níveis diariamente ou muito regularmente.

Quem diria que a mudança de cor nas coisas se poderia tornar tão útil, já não estamos a falar de barraquinhas que vendem pedras e espanta espíritos, mas de, verdadeira ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Populares

Exit mobile version