Mundo Loco!
Natureza ou nada?
Uma das mais recentes campanhas da Mercedes-Benz chamada “Nature or Nothing” está debaixo de fogo. Inicialmente chamou a atenção das pessoas porque é uma campanha bonita, com imagens da natureza onde é possível encontrar o símbolo da Mercedes. Mas rapidamente tudo ruiu, com a marca a ser acusada de “Greenwashing”.
Veja também: Youtube – Plataforma com cursos pagos
Neste momento a Mercedes enfrenta um processo legal na Alemanha por não ser verde o suficiente. Não promove medidas para proteger o ambiente, o que nos dias de hoje, pode arruinar uma marca.
Mas pior que não fazer, é dar a entender que faz que é o que a Mercedes tenta mostrar com esta campanha que apela aos nossos sentidos.
A plataforma de sustentabilidade Wherefrom contratou a 10 Days que reverteu toda a campanha da Mercedes. Utilizou na mesma imagens da natureza e o logotipo da marca mas, em vez de encontrar o símbolo numa rosa, num favo de mel ou numa folha, descobriu-o num incêndio, numa mancha de óleo no mar, no gelo rachado ou no solo árido.
Uma das imagens foi mantida, um relâmpago pode ser interpretado de formas diferentes. A 10 Days entende que cada vez acontecem mais tempestades e trovoadas e isso é resultado das alterações climáticas.
Veja também: Dolly Parton e a sua linha Doggy Parton
Mesmo as frases que acompanham as imagens foram alteradas. Por exemplo: “A nova geração de veículos elétricos… já está aqui” foi alterada para “Mudanças climáticas… já estão aqui”. Nada foi deixado ao acaso nesta contracampanha da 10 Days contra a Mercedes-Benz.
Claro que a Mercedes foi o principal alvo, mas também todas as campanhas em geral. Segundo um estudo da Wherefrom, 47% dos anúncios são empolados para fazer a marca parecer mais verde do que é na realidade.
Não se deixem fiar por tudo o que vêm, a ideia é vender, seja um produto, um serviço, uma ideia.