Mundo Loco!

Energia eólica está a matar pássaros

Aparelhos de energia eólica

A energia produzida pelo vento é muito mais verde. Claro que não é 100% verde, o material com que as ventoinhas são feitas é agressivo para o ambiente, no entanto já estão a pensar em formas de reciclar esse material, até para gomas (de comer, mesmo). 

Veja também: Coleção House Mouse

Uma das preocupações com a energia eólica prende-se com os passarinhos. Acontece que muitos pássaros e morcegos morrem nas pás das turbinas. Como solucionar este problema?

Várias hipóteses estão em cima da mesa. Desde desligar as turbinas durante a época de migração, até colocar sinais sonoros nas pás, estas são apenas algumas possibilidades em estudo. 

Outra que já é estudada há três anos e tem-se revelado bastante eficaz, passa simplesmente por pintar uma das pás em preto. Esta é uma opção muito mais simples e barata e levou a uma redução das mortes de passarinhos em 71%. Isto, claro, na zona onde fizeram o estudo, na Noruega. 

Conseguiram perceber que os falcões conseguiam voar à volta da lâmina pintada de negro sem nunca lhe tocar. E a reação foi aumentando ao longo do tempo, uma vez que cada vez mais os animais se desviavam das pás. 

Falta ainda perceber como é possível ajudar os morcegos, uma vez que eles não vêm e os pássaros que não voam que, também eles batem na base da ventoinha. 

Veja também: Gucci lança roupa para amigos de quatro patas

Estudos deste género são fundamentais para podermos realmente dizer que esta é uma energia verde. Se o impacto na fauna e na flora é grande, é totalmente contraproducente. 

Já sabemos que quando surge uma cura, surge uma doença que terá de ser estudada para podermos produzir nova cura. E tudo isto é um ciclo. Claro que a energia do vento não poderá ser totalmente verde, mas todos os esforços para que o seja o mais possível são bem-vindos.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo