Mundo Loco!

Painéis solares sobre canais de água

Painéis solares

A Califórnia sofre todos os anos com o calor extremo. Isso leva a grandes incêndios que consomem muita da zona florestal da região bem como a secas extremas que são cada vez mais severas. 

Mas, apesar do drama em que vivem, decidiram tirar algum proveito dos intensos raios de sol que se fazem sentir no verão e ao longo de todo o ano. Para isso, estão a avançar com um projeto, de seu nome Nexus, para cobrir os muitos canais de água com painéis solares. Desta forma evitam que muita água evapore e ainda conseguem aproveitar a energia solar para reduzir no consumo dos combustíveis fósseis. 

Esta ideia já não é nova e na Índia já está mesmo em vigor. Em Gujarat, no ano de 2014, implementaram esta medida em todos os canais. 

A Universidade de Santa Cruz apurou que podem ser poupados milhões de litros por ano e os painéis poderão substituir todos os geradores utilizados para fazer a água circular pelos canais. 

Poupar água tem sido um tema cada vez mais discutido, mesmo no nosso país com regiões a ponderar, seriamente, o corte do abastecimento de água durante alguns periodos do dia. Numa zona tão achacada como a Califórnia, esta poderá ser uma medida que ajudará a reduzir, muito, o consumo de água. 

E para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, estão também a ser implementadas medidas na Califórnia. Uma delas passa pelos carros elétricos, ou seja, até 2035, a Califórnia espera deixar de vender carros movidos a combustível fóssil. 

Aqui em Portugal investimos muito nas barragens não será fácil cobri-las com painéis solares. Mas medidas têm urgentemente de ser tomadas ou, não faltará muito para nos faltar água nas torneiras de nossa casa. Não é um exagero, é a realidade. 

É uma pena que a própria legislação não ajude quem queira tornar as suas casas mais sustentáveis. Mas isso é outra história.



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo