Mundo Loco!

Hong Kong e os semáforos no chão

É sabido que os telemóveis são viciantes e que não conseguimos tirar os olhos deles… literalmente. É tão viciante que o número de acidentes relacionado com os telemóveis é cada vez mais gritante, seja enquanto se conduz ou mesmo a andar a pé… 

Claro que ir de encontro a alguém é aborrecido e ir contra um poste pode até ser engraçado (depois) mas alguns acidentes não têm graça nenhuma e é por isso que Hong Kong está a tentar tomar medidas. 

Uma delas passa por melhorar a visibilidade dos semáforos que estão agora a ser colocados de forma a poder ver-se no chão. 

Ou seja, se for a caminhar e a enviar mensagens do seu telemóvel e chegar perto de uma passadeira, verá uma sombra vermelha ou verde ou amarela. Assim, provavelmente essa informação não lhe passará ao lado.

Claro que a cidade está a apostar na segurança dos cidadãos mas, convenhamos, acidentes na estrada provocam muitos condicionamentos e as limpezas também têm custos associados.

É uma pena a nossa ideia de semáforo mudar. O homem de vermelho parado ou o verdinho a andar a pé, vão, muito provavelmente deixar de existir. 

Hong Kong não será o primeiro local a experimentar estes novos semáforos. Também em Seúl se colocaram estas luzes e, aparentemente estão a resultar. 

Já na Escócia, colocaram mesmo sinais de silhuetas com pessoas a andar e ao mesmo tempo a olhar para o telemóvel para chamar a atenção dos utilizadores de telemóvel. 

Num mundo em mudança, é importante adaptar a sinalização, já que a mentalidade das pessoas será, talvez, mais difícil. Já sabemos que as pessoas têm medo das multas e talvez por isso falem menos ao telemóvel enquanto conduzem. Mas enquanto andam a pé, não há multas, mas há riscos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Populares

Exit mobile version