Mundo Loco!

Gomas de ursinhos a partir de turbinas eólicas

As questões ambientais estão, cada vez mais em cima da mesa. Claro que tudo tem prós e contras e o lado da sustentabilidade não é perfeito. O que fazer, por exemplo, quando as turbinas eólicas precisam de ser substituídas? Fazer lixo? O ideal é encontrar uma solução também para este excesso.

Foi a pensar nisso que uma equipa do Michigan criou um novo material para estas eólicas que combina fibras de vidro e polímeros sintéticos que cria um género de resina. A grande vantagem deste material é que pode ser reciclado muito facilmente e as vezes que se quiser. 

E para além de poderem ser feitas novas resinas, pode também ser transformada em… doces. 

Pode ser transformada em janelas ou lanternas, pode ainda ser transformado num absorvente utilizado em fraldas.  Juntando aos ingredientes certos, pode tornar-se numa banca de cozinha ou capas para laptop. 

Mas se for transformado da forma certa, pode ainda tornar-se em lactato de potássio de grau alimentício e daqui podem fazer gomas, como aqueles ursinhos coloridos ou então bebidas desportivas, que utilizam o mesmo composto. 

Pode parecer estranho pensar que está a comer um doce que veio de uma resina. É quase como pensar que está a comer uma goma que era um plástico. Mas é importante entender que os alimentos que derivam das plantas não são diferentes dos átomos de carbono que derivam de combustíveis fósseis. É tudo carbono. Daí que é completamente possível voltar do plástico para a comida. 

Claro que estamos a falar de estudos. Ainda temos um longo caminho até chegar ao supermercado e vermos gomas que em tempos foram turbinas eólicas. Não sei se comeríamos com mais gosto por entender que tudo faz parte de um caminho em prol da sustentabilidade ou se sentiríamos algum nojo por pensar que foi uma resina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Populares

Exit mobile version