Mundo Loco!

Um antigo aeroporto vai dar lugar a um bairro amigo do ambiente

O antigo aeroporto de Berlim que se encontra desativado há vários anos, está a dar lugar a um bairro amigo do ambiente. Podemos mesmo afirmar que chega ao fim uma “viagem” de gases pesados e muita poluição e a sua meta é um lugar limpo e verde.

O projeto está em andamento desde 2017 e visa resolver um problema muito sério de Berlim: a pouca habitação e cara. Assim sendo, neste bairro estão a ser construídas 5000 casas a preços acessíveis que vão receber mais de 10000 moradores. Outras 4000 casas vão posteriormente ser construídas nas redondezas do bairro. As casas vão ser sustentáveis, construídas em madeira de origem local o que vai fazer deste o maior bairro de casas de madeira do mundo. 

A ideia é as pessoas poderem circular sem nunca precisar de utilizar o carro. Aliás, só pessoas com mobilidade reduzida é que deverão utilizar o carro. O resto deverá circular pelas ciclovias. 

Alguns edifícios do aeroporto vão ser reutilizados, como por exemplo os terminais, vão dar lugar a muitos escritórios para empresas de tecnologia e laboratórios. E se pensarmos em alguns aeroportos, não falta espaço para escritórios. 

A água da chuva será recolhida e armazenada para ser depois reutilizada ou para, simplesmente, refrescar o bairro aquando da sua evaporação. 

Para já ainda estão a ser recolhidos destroços, incluíndo artilharia da Segunda Grande Guerra. Espera-se que o primeiro campus esteja concluído apenas em 2027. Ainda teremos de esperar uns anos até podermos ver este projeto ao vivo e a cores.

Não é difícil imaginar a área de um aeroporto, que bem sabemos, precisam de uma enormidade de espaço, dar lugar a um projeto deste género. Será uma cidade pequena onde as pessoas podem adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Talvez após este venham outros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Populares

Exit mobile version