Poder viajar por todo o mundo, a qualquer altura é o sonho de muita gente. Poder acordar com um clima tropical, ir de motinha até à praia, beber uma água de côco e ver o pôr do sol todos os dias… Sentir que está sempre de férias mas com dinheiro a entrar de preferência.
O mundo digital veio permitir isso a muitas pessoas, uma vez que só precisam de um computador para trabalhar e boa conexão de internet. Tendo isso, o céu é o limite.
Claro que não podemos pensar “Quero viver ali, quero viver num clima tropical, onde tudo é mais barato e arrecadar dinheiro.”, as coisas não funcionam bem assim. Existe a parte burocrática, como são os descontos, por quanto tempo é válido o visa, como são os impostos…
Pois bem, Bali, um dos destinos de sonho de muitos nómadas digitais, ouviu as nossas preces e anunciou que quem quiser, pode viver em Bali sem pagar lá qualquer imposto. E só impuseram uma condição: a empresa que lhe paga o salário tem de ser exterior à Indonésia. Fácil, não é?
O Visa será válido por 5 anos e entendem-se os benefícios para todas as partes envolvidas, certo? O nómada digital vive à grande e à francesa em Bali e não paga imposto nenhum por lá estar. E Bali ganha porque as pessoas estão lá, consomem lá, e deixam dinheiro na região.
A região acredita que assim também começará a existir uma maior oferta de voos, que por enquanto ainda é complicado.
Bali tem sofrido muito nos últimos tempos, com catástrofes naturais e com o Covid que tem levado os turistas para outras regiões. Para além da descida generalizada dos preços, esta é mais uma iniciativa para atrair novamente os turistas de curta e longa duração.