Mundo Loco!

TikTok e a nova geração que lê

Pode parecer contraditório mas é verdade: o TikTok está a fazer surgir uma geração de pessoas que estão a aprender a ler. 

Não se observava algo assim desde o lançamento de Harry Potter (que muitas editoras recusaram, vejam lá. Às vezes os entendidos não sabem nada) com a aparecimento dos Potterheads. Esses ainda hoje esperam pelas suas cartas de Hogwarts. 

Na altura o público era mais novinho, começava com 9, 10 anos. Neste caso são jovens, o chamado público jovem-adulto. 

Eles chegam às livrarias influenciados pelo TikTok e procuram livros físicos, não querem e-books, não querem mais virtualidade. Querem livros. O que, de certa forma, é estranho. 

Claro que a plataforma está ciente desta #trend e por isso criou o TikTok Book Club. Funciona realmente como um clube, com sugestões para cada mês e onde os autores podem promover os seus livros. 

Cada mês, o TikTok irá recomendar um livro. Isto levará a novas reviews, novas articulações, um espaço acolhedor para quem gosta de ler ou quer começar a gostar. 

O primeiro título sugerido pela plataforma foi Persuasão, talvez tenha a ver com o lançamento da nova adaptação do livro de Jane Austen, para criar ainda mais “engagemente”, chamar amantes de livros mas também de filmes. Ouvimos dizer que o filme estava uma bela porcaria. Mas Jane Austen é sempre bom e é um estilo de livro bem diferente daqueles que esta geração tem lido. Well done TikTok!

Não será por acaso que a hashtag #AustenTok chegou aos 19 milhões de procuras. Ai a Jane Austen deve estar a dar voltas no caixão. A mulher que conseguiu vingar na literatura num tempo em que não tinha direito a nada e que terminou solteira, a ver o seu nome a rodar no meio de tendências esquisitas e muita muita estupidez, ai se ela visse isto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Populares

Exit mobile version