Muitos são os que sonham ver, pelo menos uma vez na vida, as auroras boreais. Como bem sabemos, elas são imprevisíveis, é mais fácil vê-las no inverno e nos países escandinavos. A poluição deve ser mínima tal como a iluminação artificial mas a verdade é que quando as vemos, parece uma cena de outro mundo, como se não controlássemos o que nos rodeia.
Muito em breve poderá ver uma “aurora boreal” em Paris. É isso mesmo, apesar da imprevisibilidade das auroras boreais, posso-lhe dizer com bastante certeza que esta vai ser visível.
Não é mesmo uma aurora boreal. Faz parte do projeto Borealis do ativista suiço Dan Acher, que tem recriado este fenómeno em várias cidades por todo o mundo. Em Paris, poderá ver nos dias 30 e 31 de julho mesmo por cima de Notre Dame durante o Festival Paris L’Été. A entrada é gratuita e a viagem a Paris deve ser bem mais barata do que para ver as verdadeiras auroras boreais.
Este projeto não é apenas um espetáculo bonito para tirar foto para o Instagram. É muito mais do que isso, ou não fosse o seu criador um ativista. O objetivo desta aurora boreal em Paris é apelar à consciencialização das mudanças climáticas porque elas estão mesmo a acontecer. E não se esqueça, a acontecer de ver uma aurora boreal verdadeira em Paris, significa que algo está muito errado com o nosso planeta.
Para “fazer” uma aurora boreal são precisas muitas luzes, muita neblina, tonalidades diferentes de cor e esta tem a particularidade de ser acompanhada pela música do compositor compositor Guillaume Desbois.
Se realmente quer ver um dia uma aurora boreal, faça por proteger o nosso planeta porque se há catástrofes climáticas a acontecer quase diariamente, uma delas seria ficarmos sem auroras boreais. Siga o seu sonho.