Se acha que já ouviu histórias inacreditáveis de burlas, prepare-se: uma mulher austríaca conseguiu enriquecer durante anos convencendo pessoas de que as suas jóias estavam possuídas por forças malignas e precisavam de… exorcismo. Não estamos a falar de um episódio de uma série de crime, mas de um caso real que deixou autoridades e vítimas em choque.
ler também : O “Rei das Fugas” Escapa da Prisão Pela 4.ª Vez — E Continua a Tratar as Cadeias Como Se Fossem Portas Giratórias
A protagonista desta história chama-se Mariana Mijailovic, tem 44 anos e apresentava-se como xamã. Juntamente com a filha, Anna, de apenas 19 anos, percorreu durante quase uma década as ruas de Munique e Viena à procura de mulheres ricas — e, sobretudo, vulneráveis. O método era simples, mas eficaz: abordar as vítimas e garantir-lhes que as suas jóias estavam amaldiçoadas e eram a causa de todos os males na sua vida.
Segundo os procuradores austríacos, Mariana e a filha eram especialmente hábeis a assustar as vítimas, descrevendo cenários de terror absoluto: doenças graves, acidentes fatais, mortes de familiares próximos. Tudo isso, garantiam, poderia ser evitado… desde que as jóias fossem entregues para um ritual xamânico especial, obviamente pago a peso de ouro.

E as vítimas acreditavam. Algumas de forma trágica. Um dos casos mais chocantes citados pelo The Telegraph envolve uma mulher que pagou mais de 673 mil dólares depois de acreditar que estava possuída por demónios. Outra entregou 65 mil dólares, convencida de que o ritual iria curar o seu cancro. Infelizmente, acabou por morrer da doença.
No total, as autoridades acreditam que pelo menos 19 vítimas, na Alemanha e na Áustria, terão sido enganadas ao longo de dez anos, com prejuízos superiores a 11 milhões de dólares. Assim que recebiam o dinheiro e as jóias, Mariana e Anna cortavam todo o contacto, como bons “espíritos” que desaparecem no final da sessão.
Após uma longa investigação, a polícia austríaca fez uma rusga à residência da família em Viena. Anna foi detida, assim como o marido de Mariana, de 48 anos, e o filho, de 29. A falsa xamã, no entanto, continua em fuga, mantendo intacta a aura de mistério que cultivou durante anos — embora agora com mandados judiciais à mistura.
Durante a operação, as autoridades encontraram 25 quilos de barras de ouro, relógios de luxo, alianças, grandes quantidades de dinheiro em notas suíças e americanas e uma frota de 14 automóveis. Um verdadeiro templo espiritual… bastante bem equipado.
Apesar disso, o tribunal determinou que o valor a devolver fosse pouco superior a 2 milhões de dólares, já que os procuradores não conseguiram provar que todo o património tinha origem fraudulenta. A defesa alegou que parte dos bens provinha de heranças, ofertas e investimentos imobiliários.
ler também : A Estrada que Levou 6 Horas a Ser Feita — Porque na China Até o Asfalto Trabalha em Turnos Extra
Moral da história? Se alguém lhe disser que a sua pulseira está amaldiçoada e que só pode ser salva mediante um pagamento avultado… talvez seja melhor procurar um joalheiro — ou a polícia.