Muitos de nós lembram-se, certamente, do sol sorridente de Teletubbies. E talvez fosse normal pensar que um sol como aquele só poderia mesmo acontecer nos desenhos animados, que nunca, em momento algum, poderíamos ver um sol com olhos e boca. Mas pelos vistos já esteve mais longe da realidade. Na verdade aconteceu mesmo algo semelhante na vida real.
Veja também: Massa uma vez e massa outra vez
Claro que não foi ao olharmos para o sol (até porque não se deve fazê-lo) mas a NASA capturou mesmo uma imagem do sol que se parece com um sol a sorrir. As manchas escuras que se parecem com os olhos e a boca numa superfície circular, que neste caso é o sol, são na verdade buracos coronais.
Os buracos coronais são, nada mais anda menos que regiões de vento solar rápido, ou seja, um género de tempestades na superfície do sol. Infelizmente, o que nos parece uma imagem bonita e alegre da nossa estrela brilhante é algo que preocupa bastante os cientistas da NASA porque estes ventos solares podem representar um perigo para o nosso planeta.
Já aconteceu anteriormente de tempestades solares como esta se dirigirem para a Terra, interferindo com a rede elétrica e provocando o caos, especialmente nos aeroportos. Estas tempestades acabam por prejudicar, e muito, o nosso dia-a-dia.
Veja também: Elon Musk e mais uma polémica com o Twitter
Depois de perceber o porquê destas manchas escuras, o sorriso no sol só pode mesmo ser entendido como sinal de provocação.
A Solar Dynamics Observatory é um projeto da NASA que foi lançado em 2010 e o seu grande objetivo passa mesmo por acompanhar a atividade solar e os seus efeitos. Uma tempestade solar de maior dimensão pode ter repercussões terríveis no nosso planeta já que todo o sistema elétrico pode ir abaixo.
Não nos deixemos enganar pelo sorriso malandro do sol.