No Kiddin'
Harley-Davidson Fat Boy Elétrica: Uma Revolução que Une Tradição e Futuro
Conheça a história inspiradora por trás da transformação de uma lenda das motos num veículo elétrico.
ver também : Pontapé no Rugby Termina em Incidente Rodoviário Inusitado
No Japão, uma Harley-Davidson Fat Boy tornou-se o centro das atenções por um motivo revolucionário: foi convertida num veículo totalmente elétrico, preservando o seu design icónico e mostrando que inovação e tradição podem coexistir. A responsável por esta transformação é a oficina High Field, localizada em Utsunomiya, na província de Tochigi.
O projeto começou em 2018, fruto da visão de Makoto Ueno, fundador da High Field, que antecipou as restrições ambientais crescentes no país. Infelizmente, Ueno faleceu antes de ver o sonho realizado, vítima de um cancro no estômago. Após a sua partida, a sua esposa, Yuko Ueno, assumiu a liderança do projeto, em parceria com a OZ Motors, e transformou a visão do marido em realidade.
Um Desafio Técnico Superado com Criatividade
Converter uma Harley-Davidson Fat Boy num veículo elétrico não foi tarefa fácil. A maior dificuldade estava em encontrar espaço para as baterias sem comprometer a estética clássica da moto. A solução encontrada foi instalar dois conjuntos de baterias nas laterais, substituindo as tradicionais malas rígidas. Esta inovação proporcionou uma autonomia entre 160 e 220 quilómetros por carregamento, mantendo a funcionalidade e o charme da moto.
O Protótipo que Encantou um Designer da Harley-Davidson
O protótipo final, concluído em setembro de 2024, chamou a atenção de Dais Nagao, um dos designers da Harley-Davidson, que visitou a oficina para ver a criação em pessoa. Este marco valida o projeto não apenas como uma curiosidade, mas como uma potencial inovação para o mercado global.
Futuro Elétrico para as Fat Boy
A High Field planeia disponibilizar um kit de conversão para proprietários de Fat Boy, permitindo que outros amantes das motos clássicas façam a transição para veículos elétricos. Estima-se que o custo do kit varie entre 3.165 e 6.331 euros, tornando-o uma alternativa acessível para quem deseja modernizar a sua moto.
Além disso, no Japão, esta versão elétrica pode ser conduzida com uma carta de condução para motos de média cilindrada, expandindo o público-alvo. A oficina já permite que interessados testem o protótipo no local, promovendo a ideia de que as motos clássicas podem coexistir com as exigências ambientais contemporâneas.
Uma História de Perseverança e Inovação
Mais do que uma inovação tecnológica, esta Harley-Davidson Fat Boy elétrica simboliza uma história de perseverança e amor. O legado de Makoto Ueno vive através do trabalho de Yuko e da equipa da High Field, mostrando que a união entre tradição e futuro é possível.
ver também : Ferrari California Resgatado da Maré Cheia… Graças a um Par de Bois