É caso para dizer: “Está na hora de bazar, bamboccionis!” Numa reviravolta digna de um episódio de novela italiana, uma senhora de 75 anos de idade, decidiu que já era mais do que hora dos seus filhotes de 40 anos aprenderem a voar sozinhos. E o que fez a mamma corajosa? Levou-os a tribunal, pois claro!
A decisão da juíza caiu que nem uma pizza Margherita bem quentinha: “Rapazes, está na hora de arranjar as vossas próprias casas. E rápido!” Assim, a dupla tem até o dia 18 de dezembro para fazer as malas e dizer “Arrivederci” à casa da mamã.
A senhora, que deve ter a paciência de um santo, tentou de tudo: incentivou os meninos a encontrar um cantinho só para eles, visto que ambos trabalhavam, ou pelo menos a ajudar nas despesas e nos afazeres domésticos. Mas parece que os rapazes estavam mais para “Dolce far niente” do que para ajudar a mamma.
A juíza Simona Caterbi, talvez enquanto suspirava e revirava os olhos, lá teve que explicar que, apesar de ser “obrigação de mãe fornecer abrigo”, essa regra tem lá os seus limites, especialmente quando os “filhinhos” já passaram bem dos 40.
Esta saga familiar é um reflexo perfeito do fenómeno dos bamboccionis, que parece estar a ganhar força na Itália e um pouquinho por toda a Europa. Os números não mentem: em 2022, cerca de 70% dos italianos entre os 18 e os 34 anos ainda viviam debaixo das asas dos pais.
E apesar de não ser crime ficar em casa a comer as lasanhas da mamma até tarde na vida, alguns pais já estão a dizer “Basta!” e a recorrer aos tribunais para dar aquele empurrãozinho que faltava.
Então, rapaziada, está na hora de arrumar esses quartos de adolescentes, guardar os posters dos futebolistas e cantores, e encarar o mundo lá fora. A mamma agradece, e o tribunal também!